domingo, 6 de dezembro de 2009

CURRÍCULO "LG" - Início de Tudo

* PRIVILÉGIO DO LUCIANO no Futebol

- Luciano Gondim teve o privilégio de muitos atletas revelados por esta fabrica de talentos, que é o “JURANDIR BRANCO” e iniciou sua vida esportiva, jogando no time de futebol do bairro do São Gerardo, hoje, Parquelândia, chamado “ATLÂNTICO”, de camisas listradas em preto e branco, e tinha como dono o maior desportista do bairro o “JURANDIR ALVES” que posteriormente, ficou conhecido como “JURANDIR BRANCO”.

- Foto: Equipe do ATLÂNTICO e Luciano e Marcos no ALAGADIÇO.

Jurandir se dedicava inteiramente ao seu time o “ATLÂNTICO” (Foto), quando o Técnico das categorias de base do Fortaleza Esporte Clube o Moésio Gomes “O Paim”, que trabalhava como professor de Educação Física do Colégio Júlia Jorge, soube do trabalho que o “JURANDIR” realizava no esporte do bairro do São Gerardo.

Sabendo disso, o professor Moésio Gomes, compareceu a sua residência e o convidou para trabalhar nas Escolinhas de Futebol do Fortaleza Esporte Clube - O Leão do Pici.

Na época, o “JURANDIR” pensou muito, pois, não queria ir para o Fortaleza Esporte Clube, pela sua humildade, e o medo de trabalhar em uma equipe considerada grande do Futebol Cearense, mas, aceitou o convite e inicialmente trabalhou com as categorias, “Dentes de Leite” e “Escolinhas”, a qual o LUCIANO GONDIM teve a honra de participar juntamente com outros atletas do “ATLÂNTICO” e “Alagadiço”, equipes do bairro e todos levados pelo próprio “Jurandir”.

Foi aí o inicio das “ESCOLINHAS DO FORTALEZA EC”, com o “JURANDIR BRANCO”, que ficou assim conhecido, pois, existia outro Jurandir “O Preto” que trabalhava na rouparia das categorias de base do Leão.

* JURANDIR ALVES (Branco) e ZÉ GERARDO.* Trabalharam juntos no Fortaleza Esporte Clube, ganhando Títulos.

Luciano Gondim lembra com alegria e afirma que: “Luciano, Sidney o Tostãozinho do Pici, Batista, Dede, Marcos, Zeca, Joel e outros atletas, juntamente com o Jurandir, íamos a pé do bairro do São Gerardo, exatamente da Rua Azevedo Bolão e General Piragibe, até o campo do Fortaleza, o Estádio Alcides Santos no Pici, treinávamos e depois voltávamos para casa, e sonhávamos de ser no futuro um atleta profissional de sucesso, pois todos eram bons jogadores”.

Jurandir preparava atletas com dedicação, para entregá-los praticamente prontos para o Técnico do Juvenil Mozart Gomes, irmão do descobridor do Jurandir Branco o Moésio Gomes “O Paim”.

Os irmãos Moésio e Mozart Gomes foram ídolos da torcida tricolor e trabalhavam nas categorias de bases do Fortaleza Esporte Clube, revelando grandes atletas para o time do Pici.

Mozart Gomes foi Técnico do Juvenil do Fortaleza até 1977, a partir de 1978 o JURANDIR BRANCO assumiu a Direção Técnica do Juvenil, enriquecendo mais a galeria de troféus do clube da garotada.

Relembrem o Aspirante da época, dirigido pelo Moésio Gomes “O Paim”: CÍCERO (Goleiro), hoje, Professor de Educação Física do Colégio 7 de Setembro, PEDÃO de Crateús (Depois conhecido como Pedro Basílio), DORIM, NIVARDO e NETO – JOÃO CUNHA, JOSIAS e CLODOALDO (Colégio Municipal) ou BETINHO de Pacatúba – MAROMBA (irmão do João Cunha), VANOR, hoje, Médico e proprietário do Hospital e Clube de Futebol “Uniclinic” (VANOR CRUZ) e FONTOURA, que jogou em Portugal. Mais algumas revelações como, Zé Paulo "O Touro do Seu Tobias", César Rabelo, Louro, Luciano Oliveira, Joãozinho, Mimi, Alísio, seu irmão Alzir, Sidney (Tostãozinho), Batista (Ponta), Carlito e Badú (Irmãos), Wanderley (Goleiro) e Raimundo Crisóstomo (Irmãos do Marco Aurélio, ponta esquerda do Ceará SC), Cláudio Saraiva (Hoje, Advogado), Nunes e outros.
* JURANDIR ALVES "Branco" com um garoto do Sub "15" do Fortaleza EC.

JURANDIR BRANCO, humilde, mas competente, é daqueles que não leva desaforo para casa e afirma “nunca me dei mal com esta atitude” em algum momento pensou em abandonar tudo, mas “o que não é bom para os mais fortes adversários é bom para o Fortaleza”, e o “JURA” como era carinhosamente chamado pelos seus amigos, continuou no Pici, realizando grandes trabalhos na revelação de atletas: além dos citados acima, mais estes: Hamilton Rocha, Sérgio Monte (Goleiro), Alexandre, Roner, Dudé, Izone, Cesídio, Filinto Holanda (Hoje, Técnico de Futebol), Viegas, Vicente, Haroldo (Flecha Ligeira), Clodoaldo, Erandir, Carlinhos, Amaral (Ex-Palmeiras/SP e Seleção Brasileira Sub 20) e outros.

MAIS RECENTEMENTE: Osvaldo, Leandro, Adailton, Marcos Bambam, Bismarck, o goleiro Douglas, Marlon, Guto, Eusébio, Reginaldo, Canca e OUTROS...

* TÍULOS DO JURANDIR ALVES "BRANCO":

- Categoria Dente de Leite - Técnico Jurandir Alves (Branco).
. Campeonatos: 1970, 1971 (Bi), 1972 (Tri), 1973 (Tetra), 1974 (Penta), 1975 (Hexa) e 1976 (Hpta Campeão).

- Categoria Escolinha: Técnico Jurandir Alves (Branco).
. Campeonatos: 1973, 1974 (Bi), 1975 (Tri), 1976 (Tetra) e 1977 (Penta).

- Categoria Juvenil: Técnico Jurandir Alves (Branco).
. Campeonatos: 1978, 1980 e 1981 (Bi).

- Jurandir Alves "BRANCO" é um COLECIONADOR DE TÍTULOS na base do esforço e da modéstia.

* LUCIANO GONDIM NAS EQUIPES PROFISSIONAIS:
- Nas Categorias de Base do FORTALEZA ESPORTE CLUBE, com o Professor Moésio Gomes, Mozart Gomes e Jurandir Alves (Branco).
- Juvenil do TIRADENTES FUTEBOL CLUBE, com o Sargento Viana.
- Juvenil e Profissional do CALOURO DO AR FUTEBOL CLUBE, com o Sargento Viana, ainda tivemos a felicidade de participar de treinamentos com o maior ídolo de todos os tempos do Ceará Sporting Club, GILDO FERNANDES DE OLIVEIRA, no fim de sua Carreira.
- MAGUARY Esporte Clube, com o Coronel Othon Borges.
- QUIXADÁ FUTEBOL CLUBE, participando com os seguintes atletas: Oberdãn, Célio Cavaco, Jacaré, Xavante, César Holanda (Hoje, Médico da FCF) e o Messias Alencar, hoje, locutor Esportivo, Rádio Globo Fortaleza.

* EQUIPES AMADORAS:
- Bairro de SÃO GERARDO: Atlântico e Alagadiço (Foto).
* ALAGADIÇO do bairro do São Gerardo: EM PÉ: Botinho, Francimar, Vicente, Chavante, Tarcísio e Afonso - AGACHADOS: João Bebim, Roberto, ?, César Holanda (Com o Aníbal), ? e Jacaré.

. AINDA: Olavo Bilac e Agapito dos Santos.
* NO COHABÃO do Bairro José Walte, Fortaleza.* FOTO: NÊGO, BOINHA e LUCIANO GONDIM.

- Bairro JOSÉ WALTER: Cohabão (Foto), Cohabinho, Tuna Luso, Rubro Negro, Metarp, Chesf, Independência, Society e Veteranos do Nordeste.
. AINDA: Linhas Correntes.

* COHABÃO NA COPA ARIZONA (Suburbão) - Jornal O POVO, de Fosrtaleza.* EQUIPES do COHABÃO do José Walter com o RIACHUELO do Sílvio Carlos. COHABÃO: EM PÉ: Haroldo, Luciano Gondim, Neto, Totonho, Wilson, Horácio e Tidão - AGACHADOS: Adir, Romildo, Zé Carlos, Vicente Pesão, Luiz e Sales.

- Bairro MESSEJANA: VEMESSE (Veteranos de Messejana) e Society do Gás Butano (Messejana - Edson Queiroz).

- Atuou também nas seguintes SELEÇÕES de futebol: Icó, Itaitinga, Seleção do 23º BC (Batalhão de Caçadores com o Capitão Othon Borges) e Seleção da 10ª Região Militar do Exército Brasileiro (Com o Capitão Othon Borges) e Aracati (Treinamentos com Gerlúcio Giló e Amadeu, 1983).

LG (Início de Tudo)
06/12/2009 - Atualizado em 11/07/2012

1 comentários:

Unknown disse...

Um grande profissional,melhor pai do mundo assim Deus o fez.
Jose Edilson(Xavante). Agradeço essa maravilhosa recordação. Acredito que ele ficaria muito feliz em ter visto assim como eu fiquei.

9 de outubro de 2019 às 18:30

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES!!!

MEUS BLOGS