sexta-feira, 30 de abril de 2010

XVIII INTERMUNICIPAL DE FUTEBOL DE 1987

● XVIII INTERMUNICIPAL DE FUTEBOL DE 1987.

● INTERMUNICIPAL DE FUTEBOL DO ESTADO DO CEARÁ DA APCDEC, ERA REALIZADO DE DOIS EM DOIS ANOS.
● ARACATI NÃO PARTICIPA DO INTERMUNICIPAL DESDE 1983.


● Em 1987, O Técnico Luciano Gondim - Cref5: 002764-P/Ce, era muito cotado para dirigir a Seleção Aracatiense no XVIII Intermunicipal de Futebol do Estado do Ceará, pois ganhou muitos Títulos, desde sua chegada a Aracati, em 25 de Janeiro de 1983 até o ano de 1986, neste ano, foi considerado pelo mesmo como “UM ANO DE OURO”, pois ganhou tudo que disputou, além de comandar todas estatísticas nos Programas Esportivos da cidade, para Técnico da Seleção.

● Mas, aconteceu um episódio que colaborou muito para que isto não acontecesse.

● Não concordando com algumas atitudes do Presidente da Liga de Futebol de Salão, o Sr. Carlindo Meneses Nunes, no Campeonato Aracatiense de 1987, da modalidade.

● Em uma partida da equipe da Prefeitura Municipal de Aracati “PMA”, no Ginásio, onde a equipe do Tiro de Guerra comunicou antecipadamente que não iria a quadra, perdendo os pontos. Confiando nesta decisão a equipe da PMA compareceu na quadra, para ganhar os pontos, que nem precisava, o Carlindo Meneses Nunes (Presidente da LAFS), exigiu as carteiras dos atletas, a equipe não tinha levado, pois o Tiro de Guerra tinha desistido da partida.

DECISÃO: Carlindo, tirou os pontos das duas equipes, prejudicando a equipe da Prefeitura, que além de Perder os Pontos, perdeu também a CLASSIFICAÇÃO.

● Por causa dessa DECISÃO ARBITRARIA, houve uma discussão entre o Luciano Gondim e o Carlindo Meneses Nunes.

● Em várias entrevistas concedidas, o Luciano o chamou de DITADOR.

● Essa discussão teve muita repercussão na mídia esportiva.
● POR ESTE MOTIVO, veio o chamado “REVANCHISMO” e “CORPORATIVISMO” do seu irmão que era o HOMEM FORTE do Futebol Aracatiense na época, o Sr. Carlos Maria Nunes, "O Bozim”, que tomando conhecimento do acontecido, comentou nas rodas das fofocas que: “Enquanto eu for Dirigente o Luciano Gondim não será Técnico da Seleção de Aracati”.

● E NÃO FOI MESMO NÃO... Na época, "BOZIM" viajou para Fortaleza para contratar um Técnico de nome, do Futebol Cearense, para que o Luciano não fosse o Técnico da Seleção...

● Em seus contatos nas reuniões da APCDEC, onde se encontra os Técnicos que pretendem trabalhar no Intermunicipal, “Bozim” contactou com os seguintes Treinadores, Pedro Basílio, não deu certo, Chinesinho, também não, Edmar Araújo, não entraram em acordo, até que em conversação com o técnico Jorge Costa deu certo e o contratou e anunciado com ênfase.

● O Luciano Gondim, demonstrando sua INSATISFAÇÃO e INESPERIÊNCIA, concedeu algumas entrevistas, quando procurado, nas Rádios locais, comentando aquele momento de "REVANCHISMO e CORPORATIVISMO", aí veio o CONSELHO AMIGO, nunca esquecido, do amigo JOÃO MANOEL DE JOVELINO.

● Em uma partida da Sociedade Esportiva Estrela do Mar, no banco de reservas, o banco antigamente era atrás das traves, o Luciano, concedia mais uma entrevista, com relação a chegada do novo Técnico... O João Manoel estava ao seu lado, e quando terminou a entrevista, o João DETONOU...

● "Luciano, o que é isso rapaz, não liga não, aqui em Aracati é assim mesmo, bola pra frente, você tem muito que oferecer ao Esporte Aracatiense, esfria a cabeça".

● RECADO DADO, RECADO ASSIMILADO E NUNCA ESQUECIDO...● Inclusive, Jorge Costa formou uma grande Seleção com jogadores da terra e os seguintes jogadores de fora contratado pelo próprio treinador, o goleiro “Carlinhos Maranguape”, o lateral esquerdo “Pádua” o volante “Dionísio”, o meia esquerda “Denô” e os pontas direitas “Lairton e Odalí” e com este grupo realizou um grande trabalho no XVIII Intermunicipal de Futebol de 1987, ficando em 3º lugar, sendo desclassificada pela forte Seleção de Morada Nova do Técnico Caçapava e do craque Beto Andrade que mora até hoje em Portugal onde fez seu “pé de meia” jogando naquele país.

● Sendo a Seleção de MORADA NOVA a CAMPEÃ naquele ano.

● A formação da Seleção de Aracati tinha o seguinte Time Base:

● Carlinhos Maranguape (Goleiro), Manoel Beirada (Aracati), Sérgio (Aracati), Carivaldo (Aracati), Pádua (Fortaleza), Dioniso (Fortaleza), Denô (Fortaleza) e Gilson Giló (Aracati) ou Isídio (Aracati), Lairton (Maranguape, este casou e esta residindo em Itaiçaba), Manoel Giló (Aracati) e Zé Carlos Diagonal (Aracati).

● Técnico Jorge Costa, que reside em Aracati até hoje e tinha como Diretor / Coordenador o homem forte do futebol local, na época, o Sr. Carlos Maria Nunes “O Bozim”, inclusive, posteriormente, no decorrer da competição, terminou não rezando na mesma cartilha da Comissão Técnica.

● Assim foram os comentários do próprio “Bozim” para o Luciano Gondim.

● Será que ele se arrependeu, igual ao episódio do Fernando Barbeiro no Intermunicipal de 1989...

● Não tem como um dia atrás do outro... E uma noite no meio...

● SÃO COISAS DO FUTEBOL, O CARA TEM QUE TER O LOMBO GROSSO...Principalmente no Esporte de Aracati.

● Agora, uma coisa é certa, esta foi a Seleção com mais apoio em toda sua história, APOIO TOTAL, da Prefeitura Municipal de Aracati, nas pessoas do Diretor de Esportes, o Sr. Luis Alberto “O Maninho” e principalmente do Prefeito da cidade o Dr. Abelardo Filho.

● Para terem uma idéia, quando a Seleção de Aracati jogava fora, iam vários ônibus e carros pequenos acompanhando a Seleção, e, em toda cidade que chegava o número de torcedores Aracatienses eram bem maior que da cidade local.

● Lembrando que o grande craque da Seleção de Aracati e da competição foi o atleta “Isídio”, um craque de mão cheia, que não venceu como atleta profissional porque não quis.

● Na opinião do Técnico Luciano Gondim, um dos maiores jogadores que já viu jogar, afirmou... Inclusive, nesta mesma época foi para o Ceará Sporting Club que o queria contratar, mas, ele não quis ficar, preferindo “Comer seus caranguejos em Aracati” como ele mesmo dizia.

● Outra do Isídio entre muitas, a equipe do Guarani de Juazeiro mandou um emissário a Aracati para vê-lo jogar em uma partida pelo Campeonato Aracatiense, Sabendo disso ele comentou: “Vão olhar eu jogando na casa do cara......” e ficou andando dentro de campo até o Técnico da sua equipe tira-lo da partida. E o emissário ficou lambendo sabão, mais quem perdeu mais uma oportunidade, foi o atleta, entre muitas que ele desperdiçou na sua vida.

● O grande Campeão da competição foi a Seleção de Morada Nova, Vice Campeã a Seleção do Umirim e 3º Colocado a Seleção de Aracati.

● O Artilheiro da competição foi o atleta Cândido da Seleção de Morada Nova, com 18 (Dezoito) gols.

● Conheçam a CAMPANHA da Seleção de Aracati no XVIII Intermunicipal de 1987.
* Inclusive em Amistosos realizados.

● Em 04/07/1987 – 1º Amistoso, Em Aracati:
● Aracati 2 x 0 Agapito dos Santos (Fortaleza).
● Gols:
“Manoel Beirada e José Carlos Brasil”.
● Aracati com: Carlinhos Maranguape (João Eudes) – Manoel Beirada, Sérgio (Newton Maracanaú), Carivaldo e Zé Mauro de Fortaleza – Duda, Isídio (Nonato Puteiro) e Magela (José Carlos Brasil) – Lairton (Amadeu), Manoel Giló e José Carlos Diagonal (Evangelista).
● Técnico: Jorge Costa.
● Renda: $ 6.000,00
● Árbitro: Carivaldo Menezes Nunes “O Doutor”.

● Em 11/07/1987 – 2º Amistoso, Em Aracati:
● Aracati 1 x 0 Russas.
● Gol:
“Denô de Pênalti”.
● Aracati com: Carlinhos Maranguape – Manoel Beirada, Sérgio, Carivaldo e Ermilson – Denô, Isídio (Hilton), Magela (Gilson Giló) – Lairton, Manoel Giló (Côca) e José Carlos Diagonal (Evangelista).
● Técnico: Jorge Costa.
● Renda: $ 12.000,00
● Árbitro: Armando Rosalino "Satanás".

● Em 19/07/1987 – 3º Amistoso, Em Aracati:
● Aracati 1 x 1 Salgado da Gama (Messejana, Fortaleza).
● Gol:
“Manoel Beirada”.
● Aracati com: Carlinhos Maranguape – Pádua, Sérgio (Antonio Carlos), Carivaldo e Paulo – Denô, Manoel Giló (Côca) e Manoel Beirada – Lairton (Amadeu), Careca do Dendê, “O Bruxa” e José Carlos Diagonal Evangelista).
● Técnico: Jorge Costa.
● Renda: $ 8.000,00
● Árbitro: Armando Rosalino "Satanás".

● Em 25/07/1987 – 4º Amistoso, Em Russas:
● Aracati 0 x 0 Russas.

● Aracati com: Carlinhos Maranguape – Manoel Beirada, Sérgio, Carivaldo e Pádua (Paulo) – Gilson Giló (Dionísio), Isídio (José Carlos Brasil) e Denô (Duda) - Lairton (Amadeu), Manoel Giló (Côca) e Evangelista (José Carlos Diagonal).
● Técnico: Jorge Costa.

● Em 02/08/1987 – 5º Amistoso, Em Aracati:
● Aracati 3 x 0 América Futebol Clube (Profissional de Fortaleza).
● Gols:
“Manoel Beirada, Merrenda e José Carlos Diagonal”.
● Aracati com: Carlinhos Maranguape (João Eudes) – Manoel Beirada, Sérgio, Carivaldo e Pádua (Paulo) – Dionísio, Denô (Gilson Giló) e Isídio (José Carlos Brasil) – Odalí (Lairton), Manoel Giló (Côca) e José Carlos Diagonal (Merrenda).
● Técnico: Jorge Costa.
● Renda: $ 5.000,00
● Árbitro: Carivaldo Menezes Nunes “O Doutor”.

● INÍCIO DO XVIII Intermunicipal de 1987 - PRIMEIRA FASE:

● Chave “C”: Aracati, Itaiçaba, Chorozinho e Beberibe.
01 - 09/08/1987 – 1A FASE: Em Aracati:
* Aracati 3 x 1 Chorozinho.
● Gols:
“Denô, Manoel Giló e Côca”.
● Aracati com: Carlinhos Maranguape – Manoel Beirada, Sérgio, Carivaldo e Pádua – Dionísio, Denô e Isídio (Gilson Giló) – Lairton (Côca), Manoel Giló (Odalí) e Zé Carlos Diagonal.
● Não Entraram: João Eudes (Goleiro), Antonio Carlos e Dionísio.
● Técnico: Jorge Costa.
● Renda: $ 37.120,00.
● Outro Jogo da Chave: Itaiçaba 1 x 0 Beberibe .

02 - 16/08/1987 – Em Itaiçaba:
* Aracati 2 x 1 Itaiçaba.
● Gols:
“Zé Carlos Diagonal 2 / Gerson”.
● Aracati Com: Carlinhos Maranguape – Manoel Beirada, Sérgio, Carivaldo e Pádua – Gilson iló, Denô e Isídio – Odalí (Merrenda) (Côca), Manoel Giló e Zé Carlos Diagonal.
● Não Entraram: Valdir (Goleiro) e Antonio Carlos.
● Técnico: Jorge Costa.
● Seleção de Itaiçaba com: Dede – Itamar, Deó, Amaral e Albecir – Jorge, Gerson e Tico – Magelinha (Francisco), Pedrinho e João Bolinha (Coronel).
● Técnico: Alencar.
● Auxiliar Técnico: Walter.
● Outro Jogo da Chave: Chorozinho 3 x 1 Beberibe .

03 – 23/08/1987 – Em Chorozinho:
* Aracati 1 x 0 Chorozinho.
● Gol:
“Manoel Beirada”.
● Aracati com: Carlinhos Maranguape – Manoel Beirada, Sérgio, Carivaldo e Pádua (Antonio Carlos) – Dionísio, Denô e Gilson Giló – Isídio, Manoel Giló e Zé Carlos Diagonal (Côca).
● Não Entraram: Valdir (Goleiro), Duda e Lairton.
● Técnico: Jorge Costa.
● Outro Jogo da Chave: Itaiçaba 1 x 0 Beberibe.

04 - 30/08/1987 – Em Beberibe:
* Aracati 3 x 0 Beberibe.
● Gols:
“Manoel Giló, Gilson Giló e Zé Carlos Diagonal”.
● Aracati com: Carlinhos Maranguape – Manoel Beirada, Sérgio,
Carivaldo e Pádua – Dionísio, Denô (Odalí) e Gilson Giló – Isídio (Côca), Manoel Giló e Zé Carlos Diagonal.
● Não Entraram: Valdir (Goleiro), Antonio Carlos e José Carlos Brasil.
● Técnico: Jorge Costa.
● Outro Jogo da Chave: Chorozinho 0 x 0 Itaiçaba.

05 – 06/09/1987 – Em Aracati:
* Aracati 7 x 0 Itaiçaba.
● Gols:
“Denô 2, Odalí 2, Côca, Merrenda e Isídio”.
● Aracati com: Carlinhos Maranguape – Manoel Beirada, Sérgio, Carivaldo e Pádua – Dionísio, Denô e Gilson Giló (Odalí) – Isídio (Merrenda), Manoel Giló (Côca) e Zé Carlos Diagonal.
● Não Entraram: João Eudes (Goleiro) e Antonio Carlos.
● Técnico: Jorge Costa.
● Seleção de Itaiçaba foi goleada com: Laudenir (Dede) – Itamar, Deó, Amaral (Filisola) e Albecir – Jorge, Gerson e Tico (Dedequinha) – Magelinha (Francisco), Pedrinho e João Bolinha (Coronel).
● Técnico: Alencar.
● Auxiliar Técnico: Walter.
● Renda: $ 56.560,00.
● Outro Jogo da Chave: Beberibe 3 x 1 Chorozinho.

06 – 13/09/1987 – Em Aracati:
* Aracati 2 x 0 Beberibe.
● Gols:
“Gilson Giló e Isídio”.
● Aracati com: Carlinhos Maranguape (Valdir) – Manoel Beirada, Sérgio, Carivaldo e Pádua – Dionísio, Denô (Merrenda) e Gilson Giló – Isídio, Côca e Zé Carlos Diagonal (Odalí).
● Não Entraram: Antonio Carlos e Lairton.
● Técnico: Jorge Costa.
● Preparador Físico: Professor Feitosa.
● Outro Jogo da Chave: Chorozinho 4 x 0 Itaiçaba.
● Detalhe: Seleção de Aracati e Chorozinho, Classificadas para 2a Fase.
* Na Fase de Classificação a Seleção de Aracati teve 100 % de aproveitamento, fazendo 12 (Doze) Pontos Ganhos com 06 Jogos e 06 Vitórias.
* Seus principais artilheiros nesta fase foram os atletas:
* “José Carlos Diagonal e Denô” com 03 (Três) Gols cada.

● SEGUNDA FASE:
● Chave “7”: Aracati, Cascavel, Baturité e Mulungú.


07 – 27/09/1987 – 2A FASE: Em Mulungú:
* Mulungú 2 x 1 Aracati.
● O Gol da Seleção de Aracati foi do atleta “Odalí”.

● Aracati com: Carlinhos Maranguape – Manoel Beirada, Sérgio, Carivaldo e Pádua – Dionísio, Denô (Lairton) e Gilson Giló – Odali (Merrenda), Côca e Zé Carlos Diagonal (Evangelista).
● Não Entraram: Valdir (Goleiro) e Antonio Carlos.
● Técnico: Jorge Costa.
● Outro Jogo da Chave: Cascavel 3 x 0 Baturité.
● Detalhe “1”: Com este Resultado a Seleção de Aracati perdeu a INVENCIBILIDADE na Competição.
● Detalhe “2”: Luciano Gondim foi a este jogo, cidade em cima da serra, ou terrinha pra fazer frio... As 16:00 h a seleção jogando e a torcida morrendo de frio... E tome frio...

08 – 04/10/1987 – Em Aracati:
* Aracati 2 x 0 Cascavel.
● Gols:
“Zé Carlos Diagonal e Denô”.
● Aracati com: Carlinhos Maranguape – Manoel Beirada, Sérgio, Carivaldo e Pádua – Dionísio, Denô e Gilson Giló (Côca) – Isídio (Odalí), Manoel Giló e Zé Carlos Diagonal.
● Não Entraram: Valdir (Goleiro), Antonio Carlos e Merrenda.
● Técnico: Jorge Costa.
● Renda: $ 64.320,00.
● Outro Jogo da Chave: Baturité 3 x 2 Mulungú.

09 – 11/10/1987 – Em Cascavel:
* Cascavel 1 x 1 Aracati.
● Gol da Seleção de Aracati foi do Atleta “Gilson Giló”.
● Aracati com: Carlinhos Maranguape – Manoel Beirada, Sérgio, Carivaldo e Pádua – Dionísio, Denô e Gilson Giló – Merrenda, Manoel Giló e Zé Carlos Diagonal.
● Não Entraram: Valdir (Goleiro), Antonio Carlos, José Carlos Brasil, Côca e Odalí.
● Técnico: Jorge Costa.
● Outro Jogo da Chave: Mulungú 1 x 0 Baturité.
● Detalhe: Houve muita CONFUSÃO em Cascavel.
● Logo para começar na entrada do Estádio o atleta “Isídio” foi logo agredido com um tapa na cara e não participou da partida, não tinha condições para tal.
● Dentro do campo violência total... E depois do jogo o tempo fechou... Perguntem ao Carlos Maria Nunes “O Bozim”, que ele detalha toda batalha. É, foi batalha mesmo, não foi Bozim?
● Lembram-se do PADRE DE CASCAVEL? Foi ele quem comandou toda confusão!!!
● Detalhe: O atleta “Maroca” que jogava no Auto do Brito no Campeonato de Itaiçaba com o Técnico Luciano Gondim foi convocado para Seleção de Aracati para as disputas do Intermunicipal.

10 - 18/10/1987 – Em Baturité:
* Aracati 3 x 1 Baturité.
● Gols:
“Gilson Giló, Merrenda e Zé Carlos Diagonal”.
● Aracati com: Carlinhos Maranguape – Manoel Beirada, Sérgio, Carivaldo e Pádua – Dionísio, Denô e Gilson Giló – Merrenda, Manoel Giló e Zé Carlos Diagonal.
● Não Entraram: Valdir (Goleiro), Antonio Carlos, Duda, Maroca e Côca.
● Técnico: Jorge Costa.
● Detalhe: OUTRA BATALHA CAMPAL...
● TODO MUNDO BRIGOU, JOGADORES, DIRETORES, TÉCNICO E TORCEDORES...FOI PAAAAAAAAAAAUUUUUUUUU...
● Outro Jogo da Chave: Cascavel 3 x 1 Mulungú.

11- 25/10/1987 – Em Aracati:
* Aracati 5 x 0 Mulungú.
● Gols:
“Denô, Manoel Beirada, Zé Carlos Diagonal, Côca e Isídio”.
● Aracati com: Carlinhos Maranguape – Manoel Beirada, Sérgio, Carivaldo (Antonio Carlos) e Pádua – Dionísio, Denô e Gilson Giló (Isídio) – Merrenda (Côca), Manoel Giló e Zé Carlos Diagonal.
● Não Entraram: Valdir (Goleiro) e Maroca.
● Técnico: Jorge Costa.
● Outro Jogo da Chave: Cascavel 5 x 0 Baturité.

12 - 01/11/1987 – Em Aracati:
* Aracati 1 x 0 Baturité (W x O).
● Detalhe:
Depois da BATALHA CAMPAL em Baturité...A Seleção de Baturité não compareceu ao jogo, em Aracati.
● Outro Jogo da Chave: Mulungú 2 x 0 Cascavel.
● Aproveitando a folga, anunciada antecipadamente pela Seleção de Baturité, a Seleção de Aracati realizou o 6º Amistoso, com o Calouro do Ar, equipe Profissional de Fortaleza, empatando de 1 x 1, com gols de “Zé Carlos Diagonal” para Aracati e “Fernando Confusão” para o Calouro do Ar.
● Aracati com: Carlinhos Maranguape (Goleiro) – Manoel Beirada – Sérgio (Antonio Carlos), Carivaldo e Pádua – Dionísio (Duda), Denô (José Carlos Brasil) e Gilson Giló (Isídio) – Merrenda (Maroca), Manoel Giló (Côca) e José Carlos Diagonal (Lairton).
● Técnico: Jorge Costa.
● Seleção de Aracati Classificada para 3a. Fase do Intermunicipal.
● Seu principal Artilheiro até esta Fase foi o atleta “José Carlos Diagonal” com 06 gols marcados.
● Detalhe: O Massagista de Aracati o "PELEZINHO", em Julgamento, devido expulsão, foi suspenso com 60 dias.

● CAMPANHA da Seleção de Aracati até a 2a Fase: 12 Jogos, 10 Vitórias (01, WxO), 01 Empate e 01 Derrota, Marcou 31 Gols, Levou 06, Saldo de 25 Gols. Seus Principais ARTILHEIROS foram, ZÉ CARLOS DIAGONAL 06 Gols, DENÔ 05, Gilson Giló 04, Isídio 03, Odalí 03, Coca 03, Manoel Giló 02, Merrenda 02 e Manoel Beirada 02. TIME BASE: CARLINHOS MARANGUAPE (Goleiro) - MANOEL BEIRADA, SÉRGIO, CARIVALDO e PÁDUA - DIONÍSIO, DENÔ e GILSON GILÓ (Foto) (ISÍDIO) - MERRENDA, MANOEL GILÓ (Foto) e ZÉ CARLOS DIAGONAL.

Detalhe: Aproveitando a folga entre as fases da competição, no dia 08/11/1987, realizou o 7º Amistoso:

● Em Aracati: Aracati 3 x 0 Palmeiras de Limoeiro do Norte.
● Gols:
“Manoel Beirada, Lairton e Côca”.
● Aracati com: Carlinhos Maranguape (Valdir-Goleiro) – Manoel Beirada, Sérgio, Antonio Carlos e Pádua – Dionísio (Duda), Isídio (José Carlos Brasil) e Gilson Giló (Merrenda) – Lairton (Maroca), Manoel Giló (Côca) e Zé Carlos Diagonal (Odalí).
● Técnico: Jorge Costa.
● Preparador Físico: Prof. Feitosa “O Cavalo de Aço”.
● Massagista: Kakado (Contratado por causa da punição, imposta, ao Massagista “Pelezinho”).

● TERCEIRA FASE:
● Sistema Mata Mata - Chave “6”: Aracati e Maranguape.
13º JOGO - Em Maranguape - 15/11/1987:
MARANGUAPE 2 x 1 ARACATI.
Gol:
“GILSON GILÓ”.
ARACATI com: Carlinhos Maranguape (Goleiro)- Manoel Beirada, Sérgio, Carivaldo e Pádua (Foi Expulso) - Dionísio, Denô e GILSON GILÓ (ANTONIO CARLOS) - ISÍDIO (MERRENDA, MANOEL GILÓ e Zé Carlos Diagonal.
TÉCNICO: Jorge Costa.

14º JOGO - Em Aracati - 22/11/1987:
ARACATI 3 x 0 MARANGUAPE.
Gols:
"MANOEL GILÓ, GÍLSON GILÓ e MERRENDA”.
ARACATI com: Carlinhos Maranguape (Goleiro) - Manoel Beirada, Sérgio, Carivaldo e ANTONIO CARLOS - GILSON GILÓ, Denô e ISÍSIO (MERRENDA) - Lairton, MANOEL GILÓ (Côca) e Zé Carlos Diagonal.
TÉCNICO: Jorge Costa.
RENDA: $ 76.000,00.

15º JOGO - EM FORTALEZA NO ESTÁDIO DO CASTELÃO - 29/11/1987:
ARACATI 4 x 0 MARANGUAPE.
Gols:
“Isídio 2, Zé Carlos Diagonal e Lairton”.
SHOW DE BOLA DO CRAQUE ARACATIENSE "ISÍDIO".
ARACATI com: Carlinhos Maranguape (Goleiro) - Manoel Beirada, Sérgio, Carivaldo e Pádua - Dionísio, Denô e GILSON GILÓ - Lairton (MERRENDA), MANOEL GILÓ (ISÍDIO) e Zé Carlos Diagonal.
NÃO ENTRARAM: Valdir (Goleiro), Odalí e Côca.
TÉCNICO: Jorge Costa.
RENDA: $ 65.000,00.
PARTIDA PRELIMINAR: MORADA NOVA 4 x 1 MOMBAÇA.
ARACATI E MORADA NOVA CLASSIFICADAS PARA 4a FASE DO XVIII INTERMUNICIPAL DE FUTEBOL DE 1987 - CHAVE: ARACATI E UMIRIM.

4a FASE - XXVIII INTERMUNICIPAL DE 1987.
CHAVE: ARACATI e UMIRIM.

16º JOGO - Em Umirim - 13/12/1987:
UMIRIM 1 x 0 ARACATI.
Gol:
“Jorge”.
ARACATI com: Carlinhos Maranguape (Goleiro) - MANOEL BEIRADA, Sérgio, ANTONIO CARLOS e Pádua - Dionísio (MERRENDA) (Côca), Denô e GILSON GILÓ - ISÍDIO, MANOEL GILÓ e Zé Carlos Diagonal.
TÉCNICO: Jorge Costa.

17º JOGO - Em Aracati - 20/12/1987:
ARACATI 4 x 0 UMIRIM.
Gols:
“Manoel Giló 2, Isídio e Denô”.
ARACATI com: Carlinhos Maranguape (Goleiro) - MANOEL BEIRADA, Sérgio (ANTONIO CARLOS), Carivaldo e Pádua - Dionísio, Gilson Giló (José Carlos Brasil), Denô e Isídio (Odalí) - MANOEL GILÓ e Zé Carlos Diagonal. NÃO ENTRARAM: Valdir (Goleiro) e Côca.
TÉCNICO: Jorge Costa.
RENDA: $ 75.000,00.

18º JOGO - Em Fortaleza (CASTELÃO) - 23/12/1987:
ARACATI 2 x 0 UMIRIM.
Gols:
“Manoel Giló e Lairton”.
ARACATI com: Carlinhos Maranguape (Goleiro) - MANOEL BEIRADA, SÉRGIO, Carivaldo e Pádua - Dionísio, Denô, GILSON GILÓ (Isídio) - Lairton (Odalí), MANOEL GILÓ (CÔCA) e ZÉ CARLOS DIAGONAL.
NÃO ENTRARAM: VALDIR (Goleiro) e ANTONIO CARLOS.
Técnico: Jorge Costa.
RENDA: $ 40.000,00.
ARACATI CLASSIFICADO PARA 5a FASE.
DETALHE: UMIRIM mesmo perdendo para ARACATI foi CLASSIFICADO para outra fase, pelo ÍNDICE TÉCNICO.
CONTINUA ASSUNTO.

19º JOGO - Em Fortaleza (CASTELÃO) - 10/01/1988:
ARACATI 1 x 0 ITAPAJÉ.
Gol:
"ISÍDIO".
ARACATI se Classifica para o SORTEIO com: Carlinhos Maranguape (Goleiro) – Manoel Beirada, Sérgio, Carivaldo e Pádua – Dionísio, Denô (Isídio) e Gilson Giló (Merrenda) – Lairton, Manoel Giló e Zé Carlos Diagonal.
NÃO ENTRARAM: Valdir (Goleiro), Antonio Carlos e Odalí.
Técnico: Jorge Costa.
DETALHE: A Seleção de ARACATI realizou um grande jogo no CASTELÃO, com outra grande atuação do Craque de Bola “ISÍDIO”.
OUTROS JOGOS: UMIRIM 1 x 1 ITAPIPOCA, Depois, 0 x 0 (Prorrogação) e 5 x 4 (Pênaltis).
UMIRIM CLASSIFICADO.
MORADA NOVA 1 x 1 QUIXADÁ, Depois 1 x O (Prorrogação).
MORADA NOVA CLASSIFICADA.
VAMOS AGUARDAR O SORTEIO ENTRE: ARACATI, MORADA NOVA E UMIRIM.

● O Luciano Gondim estava no Castelão e confidenciou ao seu Primo João Leontino e amigos que: “Quando aquele número “15” que está no banco, entrar, ele decide o jogo, aguardem...”.

● Ficaram desconfiados...Mas, foi só o que aconteceu, o ISÍDIO entrou, e na terceira jogada realizada, com uma arrancada que era sua característica, deixou os zagueiros de Itapajé, Djalma e Mozar, na rua da amargura e decidi a partida, foi um belo gol.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: As Seleções Classificadas para Semi Finais do Intermunicipal de 1987:

● Seleção de Aracati, do Técnico “Jorge Costa”, que desclassificou a Seleção de Itapajé em pleno Castelão.

● Seleção de Morada Nova, do Técnico “Caçapava”, que desclassificou a Seleção de Quixadá em pleno Castelão.

● E, a Seleção do Umirim, que foi Classificada pelo Índice Técnico, eliminou a Seleção de Itapipoca.

● Detalhe: No SORTEIO entre as 3 (Três) Seleções classificadas, para se conhecer os semi finalista e a Seleção que ficaria aguardando “de camarote” o vencedor da fase semi final.

● No SORTEIO realizado, aconteceu o seguinte:

● SEMI FINAL, Morada Nova x Aracati, no Estádio do Castelão em Fortaleza, com a Seleção do UMIRIM já classificada para a FINAL e sendo antecipadamente a Seleção Vice Campeã da competição.

20 - 13/01/1988 – Em Fortaleza (Castelão) – SEMIFINAL:
● Morada Nova 0 x 0 Aracati (Tempo Normal).
● Morada Nova 0 x 0 Aracati (Prorrogação).

● INCRIVÉL o Gol que o José Carlos Diagonal, PERDEU...Só ele e o gol, a bola passou e ele caiu dentro da trave, ficando enrolado nas redes...ERA A CONSAGRAÇÃO...
● Morada Nova 2 x 0 Aracati (Pênaltis).
● OBSERVAÇÃO: A Seleção de Aracati foi DESCLASSIFICADA e ficou na 3a. Colocação da competição.
● Aracati, foi infeliz nas penalidades e desperdiçou 4 (Quatro) Pênaltis, com os atletas: Lairton, Denô, Merrenda e Zé Carlos Diagonal.
● O atleta Pádua era o 5º a cobrar, mas, não chegou a faze-lo.
ARACATI DESCLASSIFICADO, Ficando em 3º COLOCADO com: Carlinhos Maranguape (Goleiro) - Manoel Beirada, Sérgio, Carivaldo e Pádua - Dionísio, Denô e GILSON GILÓ (Merrenda) - Lairton, Manoel Giló (Isídio) e Zé Carlos Diagonal.
NÃO ENTRARAM: Valdir (Goleiro), Antonio Carlos e Odalí.
Técnico: Jorge Costa.
INCRIVÉL mais ACONTECEU, A DESCLASSIFICAÇÃO, era uma grande Seleção, até hoje, comentada nas rodas de desportistas Aracatienses.

● Conheçam a GRANDE CAMPANHA desta Seleção, mas, que ficou classificada, em 3a. Lugar no XVIII Intermunicipal de Futebol em 1987:
● Em 20 Jogos realizados, 15 Vitórias, 02 Empates e 03 Derrotas. Fez 45 Gols e sofreu apenas 09 (nove) ficando com um saldo positivo de 36 Gols.
● Seus principais Artilheiros foram: Isídio, a GRANDE SENSAÇÃO DA COMPETIÇÃO e Zé Carlos Diagonal com 07 (Sete) Gols, Manoel Jiló, Gilson Jiló e Denô com 06 (seis), Merrenda, Côca e Odalí com 03 (Três) e Manoel Beirada e Lairton com 02 (Dois) Gols cada.
● ARACATI 3a Colocada com esta Equipe Base: Carlinhos Maranguape (Goleiro) – Manoel Beirada, Sérgio, Carivaldo e Pádua – Dionísio, Denô e Gilson Jiló (Isídio) – Lairton, Manoel Jiló e Zé Carlos Diagonal.
● Ainda os seguintes Atletas: Valdir e João Eudes (Goleiros), Nonato Puteiro, Antonio Carlos, Paulo, Duda, Zé Carlos Brasil, Merrenda, Maroca, Côca, Evangelista e Odalí.
● DETALHE: Sistema de Jogo da Seleção: 4-3-3.
● Técnico: Jorge Costa.
● Preparador Físico: Professor Luiz Feitosa "O Cavalo de Aço".
● Massagista: Pelezinho (Falecido).
● Auxiliar: Kakado.
● Rouparia: José Mauro, conhecido como “Nosso Amigo”.

● DIRETORIA EXECUTIVA DA SELEÇÃO ARACATIENSE:
● Diretor Presidente: Carlos Maria Nunes “O Bozim”.
● Diretor e Secretario de Esporte: Luis Alberto “O Maninho”.
● Diretor Tesoureiro: Dede de Bitta.
● Diretor de Futebol: Chico Belisca.
● Supervisor: Wilson Santiago.
● Prefeito de Aracati: Dr. Abelardo Filho, presente a todos os jogos, dando TOTAL APOIO a esta Seleção, que tinha como slogan “Abelardo Filho Dando Novos Rumos ao Esporte Aracatiense”.
● Mas, ficou nisso mesmo, até hoje.

● DESTAQUES DO XVIII INTERMUNICIPAL DE 1987:
● Campeão: Seleção de Morada Nova – Técnico: “Caçapava”.
● Vice Campeão: Seleção de Umirim.
● 3º Colocada: Seleção de Aracati – Técnico: “Jorge Costa”.
● Artilheiro: Cândido (Morada Nova) com 18 Gols marcados.
● Melhor Técnico: “Caçapava” da Seleção de Nova.
● Goleiro Menos Vazado: “Carlinhos Maranguape”, da Seleção de Aracati que sofreu apenas 09 Gols.
● Craque da Competição: “Isídio”, da Seleção de Aracati.● Craque Menção Honrosa: “Beto Andrade”, da Seleção de Morada Nova, que logo depois foi Campeão pelo Ferroviário Atlético Clube e outras equipes e posteriormente foi para o Futebol Português, onde vive até hoje.
● Craque Revelação: “CÔCA” da Seleção de Aracati.

● DETALHES IMPORTANTES:
● O atleta revelação da competição “Côca” juntamente com o “Duda”, foram levados pelo Técnico “Jorge Costa” para o Ceará Sporting Club.
● Sendo Campeão e Bi Campeão nos anos 1988 e 1989 pelo Juvenil do Ceará no Campeonato Cearense e tinha como Técnico o vitorioso “Lula Pereira”.
Côca foi artilheiro nos dois anos que participou, sendo inclusive Artilheiro do Brasil com 53 (Cinqüenta e Três) gols.
● Posteriormente, ambos se profissionalizam.
● O Craque da competição “Isídio”, entre muitas outras oportunidades que teve na vida, também, foi para o Ceará Sporting Club, juntamente com seu amigo “Hilton”.
● Resultado, não gostou do ambiente e voltou para Aracati afirmando: “Vou comer meus caranguejos aqui mesmo na minha terra, do que passar fome por aí”.
● Na Opinião do Técnico Luciano Gondim, resguardando as devidas proporções: “Foi um dos melhores jogadores que já vi jogar... era para ser rico”.
● Infelizmente preferiu como seus caranguejos em Aracati, do que ganhar a vida pelo Brasil, ou até fora do País, com seu grande futebol..."ERA CRAQUE DE MÃO CHEIA".
● COMO SE PERDEM TALENTOS NESTA TERRA DE MEU DEUS...ARACATI A TERRA DOS BONS VENTOS.

* CAMPEÃO INTERMUNICIPAL, DO PERÍODO de 1940 a 1987:I - EM 1940: MARANGUAPE.
II - EM 1943: ARACATI (Técnico: Zé Barutú).
III - EM 1948: SOBRAL.
IV - EM 1951: ARACATI (Técnico: Carlos de Deus).
- OBS: APARTIR DE 1955 O INTERMUNICIPAL PASSOU A SER REALIZADO DE DOIS A DOIS ANOS.
V - EM 1955: RUSSAS.
VI - EM 1957: LIMOEIRO DO NORTE.
VII - EM 1959: CAUCAIA.
VIII - EM 1961: CEDRO.
XIX - EM 1963: QUIXADÁ.
X - EM 1965: SOBRAL.
XI - EM 1967: JUAZEIRO DO NORTE.
XII - EM 1969: PENTECOSTE.
XIII - EM 1971: PENTECOSTE.
XIV - EM 1973: IGAUTÚ.
- OBS: Houve uma PARALIZAÇÃO no INTERMUNICIPAL CEARENSE de 1974 a 1980.
XV - EM 1981: ITAPAJÉ.
XVI - EM 1983: ITAPIPOCA.
XVII - EM 1985: ITAPAJÉ.
XVIII - EM 1987: MORADA NOVA (Técnico: Caçapava).
- OBS: ARACATI: 3º Colocado, Técnico: Jorge Costa.

* Arquivo LG
- Intermunicipal de Futebol de 1987

0 comentários:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES!!!

MEUS BLOGS